Teses e Dissertações

TESES

BELMONTE, Roberto Villar. O jornalismo ambiental: três perspectivas em cinco décadas de especialização no Brasil megadiverso. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Acesse.

BRIANEZI, Thaís. O deslocamento do discurso sobre a Zona Franca de Manaus: do progresso à modernização ecológica. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2013. Acesse.

CAMPOS, Pedro Celso. Jornalismo ambiental e consumo sustentável: proposta de comunicação integrada para a educação permanente. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2006. Acesse.

FANTE, Eliege. O jornalismo do Correio do Povo e o discurso do desmonte da política ambiental do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Acesse.

KOLLING, Patricia. Notícias do movimento indígena brasileiro: análise de conteúdo da produção da Apib e Coiab na pandemia da Covid-19. Tese (Doutorado em Comunicação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. Acesse.

LOOSE, Eloisa Beling. Riscos climáticos no circuito da notícia local: percepção, comunicação e governança. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento). Curitiba, Universidade Federal do Paraná, 2016.  Acesse.

LOOSE, Eloisa Beling.  Jornalismo e Mudanças Climáticas desde o Sul: Os vínculos do jornalismo não hegemônico com a colonialidade. Tese (Doutorado em Comunicação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Acesse.

MORAES, Cláudia Herte de. Entre o clima e a economia: enquadramentos discursivos sobre a Rio+20 nas revistas Veja, Isto É, Época e Carta Capital. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Acesse.

MOURA, Dione O. Do campo científico ao jornalismo científico: o discurso sobre o valor da floresta amazônica. Tese (Doutorado em Ciências da Informação). Brasília, Universidade de Brasília, 2001.

SCHWAAB, Reges. Uma ecologia do jornalismo: o valor do verde no saber dizer das revistas da Abril. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. Acesse.

SILVA, Antonia Costa da. Jornalismo ambiental na rede de notícias da amazônia: estudo da cobertura jornalística sobre a Hidrelétrica de Belo Monte (2008-2013). Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). São Leopoldo, Unisinos, 2015. Acesse.

SILVA, Eutalita Bezerra da. O jornalismo do Diario de Pernambuco (1825-1984) na construção do (re)conhecimento sobre o Cais José Estelita: memórias e expectativas sobre uma paisagem de espigões, armazéns e espelhos d´água. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Acesse.

SILVA, Maria Cristina Viñas Gomes da. Um estudo comparado do enquadramento e do discurso jornalístico sobre a Amazônia nas revistas, Time e The Economist. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005. Acesse.

STEIGLEDER, Débora Gallas. A contribuição do processo educomunicativo aos princípios do jornalismo ambiental: uma proposta de reflexão epistemológica a partir de experiência com estudantes de ensino médio. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Acesse.

VIANNA, Maria Daniela de. A cobertura jornalística sobre poluição do solo por resíduos: uma análise da produção dos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo da Rio-92 a 2007. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental). São Paulo, Universidade de São Paulo, 2012. Acesse.

DISSERTAÇÕES

BELMONTE, Roberto Villar. A construção do discurso da economia verde na revista Página 22. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Acesse.

BENEDETI, Carina Andrade. A qualidade da informação jornalística: uma análise da cobertura da grande imprensa sobre os transgênicos em 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Brasília, Universidade de Brasília, 2006. (Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor). Acesse.

CAMANA, Ângela. Discursos sobre a revolução biotecnológica: sentido e memória em textos da Globo Rural.  Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Acesse.

CARVALHO, Clarissa Presotti Guimarães. Amazônia em crise: o avanço do desmatamento nos grandes jornais do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável). Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Acesse.

DALLA VECCHIA, Veridiana. Meio ambiente e desenvolvimento no discurso do jornalismo de economia: a questão energética no jornal Valor Econômico. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Acesse.

DELEVATI, Amanda. Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas. Dissertação (Mestrado em Comunicação Midiática). Santa Maria, Universidade de Federal de Santa Maria, 2012. Acesse.

DINIZ, Nilo Sérgio de Melo. A saga de um líder seringueiro dentro e fora das páginas da imprensa: comentário sobre a cobertura dos Jornais para o caso Chico Mendes. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Brasília, Universidade de Brasília, 2000. Acesse.

FANTE, Eliege. As representações sociais sobre o Bioma Pampa no jornalismo de referência sul-riograndense. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Acesse.

FARRANGUANE, Arsénio José. O meio ambiente na imprensa moçambicana: o caso do Jornal Notícias. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Acesse.

GUIMARÃES JÚNIOR, Isac de Sousa. A construção discursiva da florestania: comunicação, identidade e política no Acre. (Mestrado em Comunicação). Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2008. Acesse.

KOLLING, Patricia. A recepção das informações jornalísticas ambientais do programa Globo Rural: os sentidos produzidos por agricultores familiares do município de Santa Rosa (RS). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Acesse.

LEAL, Gabriela de Souza. Crise de energia e mídia impressa: um exemplo da teoria do agendamento. (Mestrado em Comunicação Social). Brasília, Universidade de Brasília, 2003. Acesse.

LOOSE, Eloisa. Jornalista ambiental em revista: das estratégias aos sentidos. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. Acesse.

MASSIERER, Carine. O olhar jornalístico sobre o meio ambiente: um estudo das rotinas de produção nos jornais Zero Hora e Correio do Povo. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. Acesse.

MOTTER, Sarah Bueno. Discursos sobre pagamento por serviços ambientais nos jornais de referência do Brasil. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Acesse.

NEULS, Gisele. Agroflorestas possíveis: comunicação e apropriação de informações por assentados em MT. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Acesse.

ROCHA, Mário Eugênio Villas-Bôas da. A comunicação da temática ambiental como expressão do pensamento complexo: um estudo exploratório no jornalismo gaúcho. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004. Acesse

SCHMIDT, Simone. Páginas verdes, a presença da emoção: uma análise da seção de entrevistas pingue-pongue da revista Ecologia & Desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Acesse

SCHWAAB, Reges. O discurso jornalístico da sustentabilidade em programas de rádio sobre meio ambiente: uma análise do quadro Mundo Sustentável e do programa Guaíba Ecologia. Dissertação (Mestrado em  Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. Acesse.

SILVA, Eutalita Bezerra da. Meio ambiente no telejornalismo: efeitos de sentido sobre preservação no Nordeste Viver e Preservar. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Acesse.

SILVA, Jamille Almeida da. A Amazônia na tela da TV Escola: um olhar para as fontes na perspectiva do Jornalismo Ambiental. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Acesse.

SORDI, Jaqueline Orgler. Os sentidos do verde nas páginas de Zero Hora. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Acesse.

SOUZA, Jean Carlos Porto Vilas Boas. Comunicação, meio ambiente e práticas culturais: um estudo sobre o Alto Uruguai catarinense. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Acesse.

STEIGLEDER, Débora Gallas. O jornalismo e a cidade em construção: o discurso ambiental do jornal Zero Hora sobre as obras da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Acesse. 

TEIXEIRA, Taís Garcia. A cobertura sobre o Código Florestal no Jornal Nacional. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Acesse.

VIUDES, Priscila. Índios nas páginas d´O Progresso. Dissertação (Mestrado em História). Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados, 2009. Acesse.

TCCs, Monografias de Especialização

BARBOUR, Ana Maria Alves. Jornalismo Ambiental. 2003. Pibic-Cete. Link.

DAMASCENO JUNIOR, Luiz Carlos. Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas na Zero Hora: uma análise da abordagem de problemáticas ambientais de relevância global no jornalismo local. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Link

PIANCASTELLI, Rúbia Guimarães. A relação homem – meio ambiente no discurso do suplementojornalístico JB Ecológico . Programa de Especialização em Imagens e Culturas Midiáticas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Link

MUNIZ, Cristiano dos Santos. Jornalismo Ambiental: conceitos e especificidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Link

NETHER, Jairo Ivã. Ecojornalismo impresso: análise do jornalismo ambiental em Porto Alegre. 1998. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Centro de Educação, Ciências Humanas e Letras, Universidade Luterana do Brasil, Canoas – RS. Link.

Esta página está em permanente atualização. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s