Sobre o grupo

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logo_jornalismo-ambiental_cor.png
O Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA), registrado no CNPq em 2008, é um dos mais antigos na área no Brasil. Coordenado pela professora Dra. Ilza Maria Tourinho Girardi, da UFRGS, tem como objetivo contribuir de forma sistemática com constituição de um referencial teórico sobre as interfaces entre jornalismo e meio ambiente. 
 
A interdisciplinaridade permeia as pesquisas do Grupo, que se interessam pela dimensão ética e cidadã do jornalismo na compreensão dos problemas ambientais e na busca por soluções que considerem a complexidade das relações e das formas de estar no mundo. Além disso, entende-se o trabalho de pesquisa como transversal às atividades de ensino e extensão, sempre presentes nas práticas do GPJA.
 
Dentre as principais atividades do GPJA hoje estão, além das investigações científicas coletivas e individuais, a organização dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA), a produção semanal de análises críticas para o Observatório de Jornalismo Ambiental  e a promoção de ações que ampliem o conhecimento sobre esse binômio, como produção de publicações para diferentes públicos e a realização de eventos que coloquem em evidência questões ambientais.