Equipe

IlzaIlza Maria Tourinho Girardi – coordenadora

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). É professora titular do Departamento de Comunicação da UFRGS e participa como docente-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da mesma universidade. Atua na área da comunicação e sua interface com cidadania, educação ambiental e jornalismo ambiental.

Lattes

 

RegesReges Toni Schwaab – vice-coordenador

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestre pelo mesmo programa (2007). Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). É professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. É editor-geral da “Experiência – Revista Científica de Extensão”, publicada pela UFSM. Atua na área de Comunicação, com ênfase na interface entre discurso, narrativa e jornalismo, bem como sobre jornalismo e questões ambientais.

Lattes

 

ClaudiaHerteCláudia Herte de Moraes

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Realizou MBA em Gestão das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação na PUCRS. É professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo ambiental, discurso jornalístico, teoria e ética do jornalismo, jornalismo impresso, ensino e formação do jornalista, comunicação científica, assessoria de imprensa.

Lattes

 

EloisaLooseEloisa Beling Loose

Doutora pelo programa interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (2016). É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho, sob a orientação de Anabela Carvalho (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico e Ambiental), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo ambiental, jornalismo científico, discursos, sentidos, revistas especializadas e aspectos da interface entre meio ambiente e comunicação. Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de jornalismo, mudanças climáticas, governança e percepção de riscos.

Lattes

 

Foto Ângela Camana - site TEMAS
Ângela Camana

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). Atualmente também cursa o bacharelado em Ciências Sociais na UFRGS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico e Ambiental), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo ambiental, jornalismo científico, discursos, sentidos, revistas especializadas. São temas de interesse: ambiente, agricultura, conflitos ambientais e ciência e tecnologia.

Lattes


EliegeEliege Fante

Doutoranda em Comunicação e Informação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2001). Integra o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e é colaboradora voluntária na EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais (www.ecoagencia.com.br). Áreas de pesquisa: Jornalismo, Jornalismo Ambiental e Comunicação Social.

Lattes

 

EutalitaEutalita Bezerra da Silva

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em divulgação científica, telejornalismo e jornalismo ambiental. Atuou em assessoria de comunicação, mídias digitais, televisão e jornalismo impresso.

Lattes

 

RoertoVillarRoberto Villar Belmonte

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) . Graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), com especialização em Estudos Linguísticos do Texto pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professor de jornalismo ambiental no curso de Jornalismo do Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre (RS), onde também coordena a Agência Experimental de Jornalismo e ministra as disciplinas de jornalismo econômico, redação de rádio e teoria da comunicação. Área de interesse: jornalismo ambiental, campo que acompanha profissionalmente desde 1991.

Lattes

Arsenio

 

Arsenio José Farranguane

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduado em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane (2010). Atualmente é jornalista do Instituto de Comunicação Social de Moçambique (ICS), instituição vocacionada na comunicação para o desenvolvimento.

Lattes

 

CarineMassiererCarine Massierer

Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Atualmente é assessora de imprensa da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente em jornalismo e meio ambiente.

Lattes

 

DeboraGallasDébora Steigleder Gallas

Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). Tem experiência nas áreas de Jornalismo Ambiental e Comunicação Comunitária.

Lattes

 

Fabricio

Fabricio Fonseca Ângelo

Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2008), com especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Áreas de pesquisa: Comunicação Social, Teorias e Práticas do Jornalismo, Jornalismo Científico, Divulgação Cientifica, Sustentabilidade, Saúde Pública e Novas Tecnologias em Comunicação.

Lattes 

 

Santelmo Camilo Santelmo

Mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos na Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Graduado em Comunicação Social pela mesma universidade. Jornalista atuante em áreas especializadas da comunicação, como jornalismo ambiental, jornalismo científico, construção, equipamentos, assessoria de imprensa e comunicação empresarial. Em todos os trabalhos, sempre utilizou a experiência jornalística para desmistificar temas de elevada complexidade e tornar as pautas assimiláveis pela grande imprensa. Atualmente é assessor de imprensa e editor de veículos especializados no segmento de Construção, Tecnologia e obras de infraestrutura

Lattes

 

SarahMotterSarah Bueno Motter

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (2012) pela mesma universidade. Atualmente trabalha no setor de Gestão para Sustentabilidade do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul.

Lattes