Equipe

Ilza

Ilza Maria Tourinho Girardi – coordenadora

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). É professora titular do Departamento de Comunicação da UFRGS e participa como docente-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da mesma universidade. Atua na área da comunicação e sua interface com cidadania, educação ambiental e jornalismo ambiental.

Acesse o Lattes

EloisaLoose

Eloisa Beling Loose – vice-coordenadora

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2016) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). É mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS (2010) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho, sob a orientação de Anabela Carvalho (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Científico e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, comunicação de riscos e desastres, e comunicação climática.

Lattes

ClaudiaHerte

Cláudia Herte de Moraes

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Realizou MBA em Gestão das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação na PUCRS. É professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e em projetos educomunicativos.

Lattes

Rogelio Fernández-Reyes

Rogelio

Doutor em jornalismo pela Universidade de Sevilha e pela Universidade Pablo de Olavide. Rogelio Fernandéz-Reyes, trabalha com jornalismo ambiental, a comunicação das mudanças climáticas e a comunicação de alternativas socioambientais. Também é membro do grupo de investigação MDCS da Universidade Complutense de Madrid e do grupo GREHCCO da Universidade de Sevilha. Tem ainda diploma de Estudios Avanzados por la Universidad Internacional de Andalucía. Sua tese de doutorado analisou o tratamento jornalístico del vertido de Aznalcóllar y el cambio climático en editoriales de prensa.. Recebeu o Premio Extraordinario de Doctorado por la Universidad Pablo de Olavide, curso 2009/2010 . Participou do Proyecto I+D: El discurso hegemónico de los media sobre el Cambio Climático (Riesgo, Incertidumbre y Conflicto) y prueba experimental con discursos alternativos entre jóvenes con el grupo de investigación MDCS


Ângela Camana

Eu

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É graduada em Ciências Sociais (2017) e em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). É integrante do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade – TEMAS (http://www.ufrgs.br/temas/) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental. Tem experiência nas áreas de Jornalismo Especializado, com ênfase em Jornalismo Ambiental e Análise do Discurso, e Sociologia, na interface entre ambiente e desenvolvimento. Principais temas de interesse: questões ambientais, relações entre natureza e cultura, desenvolvimento e seus projetos, agricultura, conflitos ambientais, disputas territoriais e jornalismo ambiental.

Lattes

DeboraGallas

Débora Gallas Steigleder

Doutora em Comunicação e Informação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), mestra em Comunicação e Informação (2015) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). Tem experiência nas seguintes áreas e temas: Jornalismo Ambiental, Educomunicação, Comunicação e Educação Ambiental, Alfabetização Midiática e Informacional, Democratização da Comunicação, Comunicação Comunitária, Análise do Discurso.

Lattes

Eliege

Eliege Fante

Doutora em Comunicação e Informação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela mesma instituição (2012) e graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2001). Integra o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e é colaboradora voluntária na EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais (www.ecoagencia.com.br). Áreas de pesquisa: Jornalismo, Jornalismo Ambiental e Comunicação Social.

Lattes

Eutalita

Eutalita Bezerra da Silva

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela mesma instituição (2016) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em jornalismo e processos editoriais com ênfase em jornalismo ambiental, memória e telejornalismo. Atuou em assessoria de comunicação, mídias digitais, televisão e jornalismo impresso.

Lattes

CarineMassierer

Carine Massierer

Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Atualmente é assessora de imprensa da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente em jornalismo e meio ambiente.

Lattes

Mathias Lengert

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen (2019). Tem experiência em Jornalismo, meio ambiente e discurso.

Lattes


Sérgio Pereira

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Impresso, Jornalismo Rural e Assessoria de Imprensa. Atualmente é coordenador de comunicação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Temas de interesse: Comunicação Pública, Jornalismo Rural e Jornalismo Ambiental.

Lattes

Janaína Cardozo Capeletti

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela ULBRA (2018) e em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos (2016). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é assessora de comunicação e pesquisadora na Aimé Comunicação & Sustentabilidade. Tem experiência nas área de comunicação ambiental, jornalismo, comunicação digital e pesquisa de mercado.

Lattes


Heverton Luiz Lacerda

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), especialista em Ciências Humana: Sociologia, História e Filosofia pela PUCRS (2022), bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Feevale. Cofundador do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun), em 2005. Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), onde atua na diretoria desde 2013.

Lattes