Ilza Maria Tourinho Girardi – coordenadora
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). É professora titular do Departamento de Comunicação da UFRGS e participa como docente-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da mesma universidade. Atua na área da comunicação e sua interface com cidadania, educação ambiental e jornalismo ambiental.
Eloisa Beling Loose
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2016) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). É mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS (2010) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou estágio doutoral na Universidade do Minho, sob a orientação de Anabela Carvalho (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Científico e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, comunicação de riscos e desastres, e comunicação climática. É professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.
Cláudia Herte de Moraes
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Realizou MBA em Gestão das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação na PUCRS. É professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e em projetos educomunicativos.
Rogelio Fernández-Reyes

Doutor em jornalismo pela Universidade de Sevilha e pela Universidade Pablo de Olavide. Rogelio Fernandéz-Reyes trabalha com jornalismo ambiental, a comunicação das mudanças climáticas e a comunicação de alternativas socioambientais. Também é membro do grupo de investigação MDCS da Universidade Complutense de Madrid e do grupo GREHCCO da Universidade de Sevilha. Tem ainda diploma de Estudios Avanzados por la Universidad Internacional de Andalucía. Sua tese de doutorado analisou o tratamento jornalístico del vertido de Aznalcóllar y el cambio climático en editoriales de prensa.. Recebeu o Premio Extraordinario de Doctorado por la Universidad Pablo de Olavide, curso 2009/2010. Participou do Proyecto I+D: El discurso hegemónico de los media sobre el Cambio Climático (Riesgo, Incertidumbre y Conflicto) y prueba experimental con discursos alternativos entre jóvenes con el grupo de investigación MDCS.
Arsenio Jose Farranguane
Mestre em Comunicação e informação pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Graduado em jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane (2010). Atuou como Jornalista do Instituto de Comunicação Social de Moçambique (ICS).
Ângela Camana

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É graduada em Ciências Sociais (2017) e em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). É integrante do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade – TEMAS (http://www.ufrgs.br/temas/) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental. Tem experiência nas áreas de Jornalismo Especializado, com ênfase em Jornalismo Ambiental e Análise do Discurso, e Sociologia, na interface entre ambiente e desenvolvimento. Principais temas de interesse: questões ambientais, relações entre natureza e cultura, desenvolvimento e seus projetos, agricultura, conflitos ambientais, disputas territoriais e jornalismo ambiental.

Débora Gallas Steigleder – coordenadora
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021), mestra em Comunicação e Informação (2015) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2012). Tem experiência nas seguintes áreas e temas: Jornalismo Ambiental, Educomunicação, Comunicação e Educação Ambiental, Alfabetização Midiática e Informacional, Democratização da Comunicação, Comunicação Comunitária, Análise do Discurso.

Eliege Fante
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela mesma instituição (2012) e graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2001). Está assessora de Comunicação da Rede Campos Sulinos (UFRGS) e integra o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS).
Áreas de pesquisa: Jornalismo, Jornalismo Ambiental, Midiativismo, Comunicação Social.

Eutalita Bezerra da Silva
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). É mestra em Comunicação e Informação pela mesma instituição (2016) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em jornalismo e processos editoriais com ênfase em jornalismo ambiental, memória e telejornalismo. Atuou em assessoria de comunicação, mídias digitais, televisão e jornalismo impresso.

Roberto Villar Belmonte
Doutor e mestre em comunicação e informação com pesquisas sobre o jornalismo ambiental brasileiro no PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde participa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). Como professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) de Porto Alegre (RS), trabalha com jornalismo(s) especializados(s), produção de conteúdo em multiplataforma, redação jornalística, jornalismo em áudio, televisão, documentário, teorias do jornalismo, teorias da comunicação, linguagens e relações estéticas, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Também atua em extensão universitária e apoio à gestão acadêmica.
Carine Massierer
Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000). Atualmente é assessora de imprensa da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente em jornalismo e meio ambiente.

Gisele Souza Neuls
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é estudante de doutorado em Informação e Media na Universidade Estadual de Michigan. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Ambiental, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, meio ambiente, cidadania, informação e Amazônia.

Matheus Cervo
Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da mesma universidade. Atualmente, é doutorando do PPGCOM sob orientação de Moises Rochemback. Como atividade principal, realiza pesquisas sobre comunicação e difusão científica nas áreas das humanidades, especialmente à Antropologia Social e à Antropologia Visual e da Imagem. Enquadra-se como pesquisador da área da Ciência Aberta, contribuindo com os estudos sobre dados abertos de pesquisa e repositórios digitais na web. Trabalha de forma interdisciplinar entre as áreas da Antropologia, da Comunicação e da Ciência da Informação, discutindo os desafios de realizar ações para abertura e preservação dos acervos das humanidades. É pesquisador do grupo Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) do departamento de Antropologia e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (GPJA). Contribui com o grupo de pesquisa NUAWEB – Arquivamento da Web e Preservação Digital.
Sérgio Pereira
Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Impresso, Jornalismo Rural e Assessoria de Imprensa. Atualmente é servidor público no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Temas de interesse: Jornalismo Ambiental, Comunicação de Risco, Jornalismo Rural e Comunicação Pública.
Janaína Cardozo Capeletti
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela ULBRA (2018) e em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos (2016). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é assessora de comunicação e pesquisadora na Aimé Comunicação & Sustentabilidade. Tem experiência nas área de comunicação ambiental, jornalismo, comunicação digital e pesquisa de mercado.
Heverton Luiz Lacerda
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), especialista em Ciências Humana: Sociologia, História e Filosofia pela PUCRS (2022), bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Feevale. Cofundador do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun), em 2005. Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), onde atua na diretoria desde 2013.
Silvia Franz Marcuzzo
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Especializada em Coordenação de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Graduada em Comunicação Social com Habilitação Jornalismo, também pela PUCRS (1992). Tem experiência na área de Comunicação e Meio Ambiente, com ênfase na gestão de comunicação de organizações da área ambiental, como órgãos governamentais de meio ambiente, ONGs e de projetos multisetoriais envolvendo elaboração de campanhas, publicações e mobilização social.
Clara Aguiar
Acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e repórter do Brasil de Fato RS. É bolsista do Observatório de Jornalismo Ambiental.
Isabelle Rieger dos Santos
É acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Letras – Português – Licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É bolsista de iniciação científica vinculada ao Grupo Imaginalis (UFRGS). Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto:”Estudos sobre aspectos epistemológicos do Jornalismo Ambiental” do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental.
Colaboradores do Observatório de Jornalismo Ambiental
Míriam Santini de Abreu
Jornalista e doutora em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2019) com a tese intitulada “Espaço e cotidiano no Jornalismo: crítica da cobertura da imprensa sobre ocupações urbanas em Florianópolis”. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2003) e especialista em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2001). Autora do livro “Quando a palavra sustenta a farsa: o discurso jornalístico do desenvolvimento sustentável” (EdUFSC, 2006) e organizadora do livro “Território e texto: jornalismo ambiental em Santa Catarina” (Revista Pobres e Nojentas; Letra Editorial, 2023). Pesquisa o espaço e a rua no jornalismo.
Patrícia Kolling
Graduada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Comunicação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Atualmente é docente na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nas áreas de: jornalismo e meio ambiente, jornalismo e povos indígenas, comunicação e movimentos sociais, redação jornalística, assessoria de imprensa e história do jornalismo.
Michel Misse Filho
Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), com bolsa FAPERJ Nota 10 e estágio doutoral na University of Chicago, ligado ao Center for Latin American Studies (CLAS – UChicago). Fez mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo também pela UFRJ. Desde 2022 atua profissionalmente como supervisor de dados junto ao CERES-IESP, GENI/UFF e ao Instituto Fogo Cruzado. É pesquisador ligado ao Grupo CASA – estudos sociais sobre moradia e cidade (IESP-UERJ); ao Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (CERES-IESP/UERJ); e ao Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos (Residualab – UERJ), além de integrar o Observatório de Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). Realiza pesquisas nas áreas de sociologia urbana, justiça ambiental, desigualdades urbanas, desigualdades socioambientais e violência urbana.














